top of page
Buscar

Este roteiro ajuda a melhorar seu nível de inglês em 2 meses

  • Foto do escritor: Johnathas Beccon
    Johnathas Beccon
  • 14 de mar. de 2019
  • 4 min de leitura

Atualizado: 28 de mar. de 2019

Em dois meses qualquer relógio conta 1.460 horas. Reservando 20 desse montante, será possível turbinar seus conhecimentos de inglês.


Para quem decidir encarar o compromisso, a dica é usar um caderno para anotar todo o novo vocabulário que vai surgir ao longo desses dois meses.


Saiba qual o seu estilo de aprendizagem


Descobrir qual o melhor jeito de estudar é a primeira recomendação porque utilizar a maneira adequada ao seu estilo terá impacto significativo nos resultados alcançados. “Existem três estilos: cinestésico, visual e auditivo, e cada pessoa tem um estilo predominante”.


Quem é estilo visual, consegue guardar as informações assistindo um vídeo ou olhando para uma imagem. Os estudantes auditivos preferem escutar ou ler em voz alta os conteúdos e os cinestésicos já são aqueles que, por exemplo preferir escrever o que estudam.


Semana 1

Comece a usar aplicativos e estudar podcasts para aumentar o contato com o idioma. “Podem ser utilizados durante todas as semanas".


Hello Talk: “Funciona como uma espécie de Messenger. Você pode interagir com falantes nativos do idioma e de quebra ainda fazer novos amigos”. Disponível para IOS e Android.


Duolingo: “Esse já é um app popular, mas traz uma novidade: você pode criar grupos com seus amigos e acompanhar o desempenho de cada um".


SpeakingPal English Tutor: “Esse aplicativo tem como principal característica a interatividade, além de ser divertido e apresentar algumas mini-lições".


Podcasts: “Escute no carro, na fila do banco, na academia. Tenha em mente que quanto mais você escutar, melhor você se comunicará".


Semana 2

Assista um episódio de uma série de TV ou um filme de que goste bastante. A ideia não é escolher títulos inéditos e, sim, histórias que já sejam bastante conhecidas, para que a compreensão da trama não seja um empecilho.


“Assista com áudio em inglês e, se necessário, utilize legendas também em inglês”. Não deixe de anotar as palavras novas.


Semana 3

É hora de dedicar mais tempo à leitura, o jeito mais veloz de melhorar compreensão de texto e aumentar o seu capital de conhecimento da língua. O site News in Levels é bastante útil para quem gosta de ler notícias e permite que os textos também sejam escutados. É possível escolher três níveis de dificuldade.


“Geralmente, essas publicações trazem assuntos variados, que vão desde cultura e fofocas à economia e política, e você pode escolher algo do seu interesse”.


Também é recomendado debater a matéria usando o aplicativo Hello Talk. “Compartilhe o link com algum dos seus contatos no aplicativo e dedique um tempo para conversar e compartilhar opiniões. Além de testar sua compreensão, você vai poder colocar em prática o vocabulário que aprendeu”.


Semana 4

Não basta saber falar, é preciso saber escrever e uma ferramenta é bastante útil para melhorar o nível também nessa dimensão da comunicação. A Universidade de Cambridge criou um site em que você pode enviar textos para correção.


“A sua produção será corrigida por um profissional e você poderá reescrever o texto buscando corrigir os erros de acordo com as sugestões apresentadas pelo corretor”.


Na versão gratuita, há apenas a indicação das frases e trechos com equívocos, mas não há especificação de qual o erro. A versão paga traz o feedback completo.


Mais uma atividade para repetir constantemente. “Quanto mais escrever, mais visível será o seu progresso e melhores serão os resultados obtidos.”


Semana 5

Uma boa recomendação é integrar o estudo de gramática ao programa de estudos. A Universidade de Cambridge também mantém um portal com aulas rápidas que tratam de aspectos gramaticais da língua inglesa.


“Essas aulas são gratuitas e divididas por níveis de conhecimento. A sugestão é que você monte um programa diário de estudos e dedique de 10 a 15 minutos para esse momento”.


Semana 6

Peculiaridades e particularidades do idioma devem ganhar destaque nessa semana. É tempo de se aprofundar no estudo de expressões e gírias usadas pelos falantes de inglês e que variam de uma região para outra. Aqui é indicado o site Engvid, que tem aulas e exercícios, os canais no Youtube Tim Explica, Carina Fragozo (que também tem vídeos para melhorar a pronúncia) e Londres na Lata. Nesse último, também tem dicas interessantes sobre Londres.


Semana 7

Quem seguiu à risca o programa até aqui, provavelmente já notou melhora nas habilidades de comunicação. Siga praticando e comece a trabalhar mais para estimular a compreensão auditiva.

Músicas, vídeos , já sugeridos desde a primeira semana de estudo, e atividades com foco no entendimento da língua falada vão ajudar nesse processo.


“Uma das melhores plataformas gratuitas é a English Listening e você pode selecionar as atividades de acordo com o seu nível de conhecimento”.


Para quem quer um jeito leve e descontraído, é indicado o Lyrics Training. “Você seleciona a música, o nível, e se diverte praticando o seu inglês.”


Semana 8

O recomendado a essa altura é expôr-se ao idioma para praticar o que aprendeu até agora. “Dedique mais tempo para interagir com os novos amigos que você encontrou no aplicativo Hello Talk, participe de clubes de conversação e esteja disposto a tornar o inglês uma parte do seu cotidiano”.

Na plataforma Meet Up, em que é possível conhecer grupos de pessoas com interesses semelhantes. Há vários grupos para prática de inglês, que se reúnem em diversas partes do país.


“Você pode filtrar a busca por grupos de conversação, lazer, trabalho, entre outros, e de quebra ainda pode aumentar o seu networking."


(olm26250/Thinkstock)


Fonte: exame.com

 
 
 

Comments


Cadastre-se para receber dicas de inglês!

+55 (51) 98410-2808

©2019 by Jay - English to Fly. Proudly created with Wix.com

bottom of page